Cuidados com o recém-nascido:

O seu bebê nasceu, quais os cuidados?
Vamos por etapas:

Roupas: O recém nascido está acostumado com a temperatura perfeita do corpo da mãe, e seu organismo está aprendendo ainda a regular a temperatura. Portanto, cabe a você mantê-lo aquecido ou fresquinho. Lembre-se que ele sente frio e calor como você e como tudo na maternidade mantenha o equilíbrio. As extremidades dos membros (mãos e pés) geralmente são mais frias, pois em RNs a irrigação sanguínea é mais lenta nessa região, mas se estiverem muito frias coloque luvas e meias, pois eles perdem rápido temperatura.

Os sinais de frio ou calor para eles é como o nosso:

📌Face rosada e suor (calor).

📌Mãos e pés muito frios e azulados e tremor (frio).

LEMBRE-SE se você está com calor, ele provavelmente também está e isso vale para o contrário.

📎Lave as roupas dele com sabão neutro e passe ferro quente.

Sono: O recém nascido dorme de 16 a 20 horas por dia, porém não mais do que 3 a 4 horas por vez. Neste início ele vai dormir bastante, normalmente acordará apenas para mamar, mas isso logo muda, a cada dia você verá que ele fica alerta.

Leia o post que falo um pouco de segurança no sono: https://maternidadeintuitiva.com/2017/03/09/45/#more-45

Alimentação: Até os 6 meses de vida o único alimento que o bebê precisa é de leite materno. Não há necessidade de dar água, chá, suco ou frutas, é exclusivamente suficiente o leite da mãe, e o melhor alimento para ele. Em caso de problemas com a amamentação e uso de leite artificial, entre as mamadas ofereça água ao bebê (Este tema vale um post único).

Banho: Normalmente os hospitais autorizam o banho no bebê apenas após as 6 primeiras horas de vida. Isso porque a camada esbranquiçada com que o bebê nasce (vérnix caseoso) oferece proteção nestas primeiras horas de adaptação extra-uterina. Por esse motivo não se preocupe em retirar toda essa camada que o protege nos primeiros banhos, com o tempo vai saindo.

Antes de iniciar o banho, tampe correntes de ar. A água deve estar em uma temperatura de 37 graus, mas não é necessário termômetro para isso (eu sinceramente não usei), apenas com o dorso da mão verifique a temperatura, ela deve estar morna.

O corpo do RN é todo molinho e ele não tem nenhuma sustentação, para dar mais segurança no banho você pode enrolar seu corpinho em uma toalha fralda e inciar o banho pela cabeça. Neste momento tome cuidado com seus ouvidos, segure a cabecinha com a mão e tampe os ouvidos com os dedos médio e polegar, secando-a em seguida (se estiver frio, você já pode até colocar uma touquinha). Após ensaboe todo o seu corpo e enxágue, lavando bem e com cuidado a região do coto umbilical (pode lavar sem medo, mas com delicadeza). Seque-o com uma toalha felpuda.

Muitos pediatras recomendam que nestes primeiros banhos use apenas água, aqui com meu filho usei sabonete liquido neutro.

Estabeleça o banho para os horários mais quentes do dia. Apenas um banho é suficiente (se não houver acidentes).

Coto umbilical: O coto umbilical é o que resta do cordão umbilical que liga o bebê a placenta e a mãe, após o nascimento tem aspecto gelatinoso azulado/esbranquiçado e com o tempo vai escurecendo e secando até cair. Sua queda ocorre em 7 dias em média, podendo se prolongar ou adiantar um pouco. Quais os cuidados com essa região?

 📌Lave a região do coto umbilical uma vez ao dia com água e sabão (no banho) e após todas as trocas de fraldas higienize com um cotonete e álcool 70% toda a base do coto umbilical e sua extensão.

📌Mantenha o local livre, sem curativo. Tome cuidado para fralda não ficar em cima do coto umbilical.

📌Mantenha sempre limpo e seco.

📌 Pode ocorrer um leve sangramento após a sua queda.

📌Após a queda mantenha a higiene com álcool e cotonete, até o local estar seco completamente.

📌 Em caso de secreção, vermelhidão ou odor fétido, procure imediatamente o pediatra.
Passeio:  Meu filho nasceu prematuro e por isso o médico recomendou sair de casa apenas com 3 meses e ainda orientou a não sair após esse período para local de grande aglomeração de pessoas. Mas, bebês nascidos a termos(no tempo certo) após o primeiro mês os pediatras já permitem sair de casa, mas também proíbem locais com muitas pessoas, recomenda-se passeios que em lugares abertos. O melhor mesmo é seguir a orientação do seu pediatra.

_____

Sou enfermeira e quando meu filho nasceu, mesmo sabendo de tudo isso, me senti insegura. E garanto que isso é normal, temos o maior tesouro nos braços, um ser tão frágil, que nos da medo, fora o turbilhão de hormônios que estão em nosso corpo pós parto. Mas, garanto que em pouco tempo você estará expert em cuidar do seu bebê.

📎As informações são apenas para sua orientação, em caso de dúvida procure o pediatra.

Quais as suas dúvidas sobre o cuidado com os recém-nascidos? E você que já tem filho o que te deixou mais insegura nestes primeiros dias?

Siga no Instagram e Facebook @maternidadeintuitiva

Visite o blog Maternidadeintuiriva.com

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s