Pós-parto: saiba os cuidados

Após o parto a mulher necessita de cuidados específicos. É necessário entender que não é só o bebê que acaba de nascer que necessita de cuidados, mas a mãe também. Portanto, neste texto vou abordar quais cuidados a mulher no pós parto precisa ter.

Independente da via de parto, alguns cuidados pós parto são gerais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidados com com os pontos

 

Se a mulher passou pelo parto normal e teve uma episiotomia (corte feito no períneo, região entre a vagina e o ânus, para aumentar a abertura para o parto), ou passou por uma cirurgia – cesária- ela terá que tomar alguns cuidados no “corte”. Na incisão da episiotomia, que ocorre no parto normal, é usado um fio para sutura que é absorvível, ou seja, não é necessário retirada de pontos, eles caem com o tempo, ou o organismo da mulher absorve o fio. Na cesária pode ser necessário que se retire os pontos em 10 a 15 dias após o parto, isso depende se foi utilizado o fio absorvível ou não e do tipo de sutura, quem vai orientá-la sobre isso será seu (sua) obstetra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidados com o corte de cesária ou episiotomia:

 

  •  Lavar o local da incisão com água e sabão no banho.
  • Manter o local seco.
  • Usar no local do corte o antisséptico recomendado por seu obstetra.
  • Observar pontos de vermelhidão, secreção, aumento de temperatura e odor. Se presença de odor forte, secreção purulenta, e/ou vermelhidão e aumento de temperatura na região, procure atendimento médico, pode ser sinal de infecção.

 

 

Involução uterina pós parto

 Após o parto o útero se contrai, e é perceptível, pois ele forma um globo no abdômen – chamado globo de segurança de pinard.

Observe se o útero está contraído, palpando seu abdômen, pois sua contração é fator primordial para evitar a hemorragia pós parto. Quando a placenta que estava presa ao útero é retirada, ela forma uma ferida na parede do útero, e quando ele se contrai, impede o sangramento.

É normal sentir cólica nestes primeiros dias, por causa da contração do útero. O ato de amamentar faz com que a hipófise, uma glândula produtora de hormônio no cérebro, produza a ocitocina (hormônio que tem como função contrair os músculos do útero), sendo um fator importante para mais rápida recuperação pós parto e involução uterina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gases

 

Após o parto é comum a mulher ter muitos gases. Este efeito é principalmente causado em mulheres que passaram por uma cesariana, devido a anestesia (epidural ou raqui) causar lentidão no intestino, provocando a formação de gases. Por esse motivo, os médicos recomendam, que mulheres no pós parto, falem o menos possível nas primeiras 12 horas, para evitar mais formação de gases. Para eliminar os gases, é necessário caminhar, após o término da anestesia, pois andar estimula o peristaltismo (movimento do intestino).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimentação pós parto

 

É proibido a ingestão de alimentos e líquidos no período de 8 horas antes da cesária e por mais 4 horas após, ou a critério médico – somente após o término da anestesia. O motivo é simples, um dos efeitos adversos da anestesia é ocasionar náusea e vômitos se houver ingestão de alimentos neste período. No parto normal, é restrito a alimentação, e as vezes também proibido, pois todo parto normal, pode virar uma cesária – e também em caso de ser feito anestesia epidural no parto normal, ser necessário estar em dieta zero.

Bom, espero que possa te ajudar com esse texto.

Para completamentar os cuidados pós parto leito o post sobre sangramento pós parto.

Beijo

_____
Siga no Instagram e Facebook @maternidadeintuitiva

Visite o blog maternidadeintuitiva.com


 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s