Segunda a OMS o aleitamento materno é recomendado até os 6 meses de vida do bebê exclusivo e complementado até 2 anos ou mais. Como sou 101% a favor do aleitamento materno, poderia listar milhares de motivos para você amamentar o seu bebê. Mas, vou começar com 7 motivos para dar leite materno ao seu filho ao invés de recorrer ao leite artificial.
E como eu sei, que o começo da amamentação é difícil, e faz muitas mães desistirem, espero que isso possa te incentivar a amamentar e ultrapassar as barreiras e dificuldades do início.
- É o melhor alimento do mundo. O leite materno é rico em vitaminas, minerais, lipídios, glicídios e proteínas. Feito perfeitamente para o seu bebê – completo – conforme o seu bebê mama, o leite é produzido para sua necessidade.
- É gratuito e não desperdiça recursos naturais.
- É de fácil absorção, portanto diminui as cólicas do seu bebê.
- Ajuda na formação do sistema imunológico do seu bebê. Bebês que são amamentados possuem menos infecções, alergias e problemas intestinais.
- Há benefícios para saúde da mãe. Mais rápida recuperação pós parto (leia o texto sobre cuidados no pós parto), menor risco de câncer de mama e de ovário, menor incidência de diabetes tipo 2.
- Fortalece o vínculo afetivo com o seu bebê. Amamentar é um momento único, uma conexão incrível. Muitas pessoas acreditam que bebês que amamentam por mais tempo são mais dependentes, mas as pesquisas mostram que crianças que tiveram amamentação prolongada, são mais seguras, pois são levadas a independência de forma natural e no seu ritmo.
- Outros tipos de leite aumentam os riscos de desenvolvimento de doenças e alergias. E podem causar lesões no intestino em desenvolvimento do bebê.
Aqui eu listei apenas 7 motivos, mas em breve terão mais textos sobre o assunto. O leite materno é ouro, é o alimento perfeito para seu bebê. Posso te garantir, que se você insistir na amamentação será maravilhoso para você e para seu bebê.
Beijo
Veja o post Desmitificando o aleitamento materno
_____
Siga no Instagram e Facebook @maternodadeintuitiva
Visite o blog Maternidadeintuitiva.com
2 comentários Adicione o seu