Farmacinha: o que ter em casa ou o que levar em viagem

medicamentos_padronizado
Farmacinha quem tem filho o que ter.

Olá pessoal.

A dica de hoje é sobre o que nós mães e pais temos que ter de medicamentos em casa e/ou para levar para uma viagem. Quando viramos pais, descobrimos o quão é comum ser surpreendido com uma febre, quedas que podem causar pequenas escoriações, hematomas (roxo), picada de inseto e etc. Portanto, diante desta realidade é necessário sempre estar prevenido, em casa e principalmente em uma viagem onde nem sempre temos serviço médico disponível ou farmácia próximo.

Antes de iniciar as dicas, quero dizer que não vou dar nomes de medicamentos, vou dar uma lista da função de cada medicamento que normalmente possuo, para meu filho. Aí, com essa lista você consulta o seu pediatria para indicar o melhor medicamento para cada situação. Beleza?

Primeiro, é sempre bom personalizar conforme a sua necessidade e a necessidade de saúde do seu filho. Pois, cada criança é uma. Aqui serão listadas as medicações de uso geral, que são a base de uma boa farmacinha para não passar por apuros. Vamos a lista:

  • Repelente: Meu filho possuí alergia a picada de inseto, então o repelente é primeiro item da minha lista de farmacinha. Mas, em tempos de dengue, zica e chikungunya, independente de alergia é sempre bom ter um a mão. Mas, vale ressaltar que são pouquíssimos repelentes que podem ser usados em crianças menores de 2 anos, dentre esses a maioria é apenas a partir dos 06 meses. Consulte seu pediatria.

 

  • Pomada antialérgica: Meu filho possuí alergia a picada de inseto. Portanto, é super necessário uma pomada antialérgica. Normalmente, possuo duas pomadas diferentes, uma para a reação logo após a picada, e outra para uso contínuo, até que a picada “seque”.

 

  • Antitérmico: Febre (ou pirexia) é a elevação da temperatura corporal para além dos limites considerados normais (36° a 37,4°C). E o remédio para febre poderia ter sido o primeiro da lista, mas não quis  iniciar tão óbvio. A febre é uma reação do organismo que há algo “errado” ou “diferente”. E ela pode surgir a qualquer momento, por causa de um dente nascendo, um resfriado, com criança é sempre uma surpresa.

 

  • Analgésico: Medicamento para dor. Normalmente o antitérmico também funciona como analgésico.

 

  • Pomada anti-inflamatórias e para hematomas: Criança cai? É óbvio. Meu filho, é uma vez por semana pelo menos. Portanto, pomada para pancada e hematoma é essencial para alívio do sintomas e dor.

 

  • Spray antisséptico: Os sprays agora não ardem mais, e são importantíssimos para prevenção de inflamações e infecções de escoriações e feridas.

 

  • Bandeides (Band-aid): Preciso explicar o motivo? Acredito que não. Uma dica é lançar mãos dos com personagens, sempre distrai as crianças.

 

  • Gaze e micropore: Você pode achar um exagero, mas para machucados maiores, é muito útil. E uma pacotinho de gaze e um micropore pequeno não vai ocupar tanto sua mala ou bolsa.

 

Os dois últimos itens não são medicamentos, mas são itens essências para a saúde:

  • Protetor solar: Proteção solar é todo dia, independente de sol, portanto é essencial.
  • Hidratante: A hidratação corporal é tão essencial na criança quanto no adulto, na prevenção de dermatites e alergias. Pele ressecada, é pele desprotegida.

 

OBS: Não é todo repelente que protege contra dengue, zica e chikungunya. Portanto, consulte seu médico para verificar o repelente ideal. Só a critério de informação os repelentes que possuem: Ethyl butylacetylaminopropionate, DEET e Icaridin são os que o que possuem ação contra dengue, mas apenas o Icaridin pode ser utilizado para menores de 02 anos. Então, consulte seu pediatra.

 

Vocês possuem algum medicamento para incluir em minha lista? Compartilhe comigo, comente.

Beijos

Lirian Tairy

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s